Mazda CX‌-90 Forum banner

Mecanismo de direção

3.2K views 12 replies 8 participants last post by  shahjahanlarik  
#1 ·
Acabei de passar 9000 milhas no meu CX90 SPP. A direção na última semana desenvolveu um movimento brusco. Ao dirigir e manter minha faixa, usando pequenas correções para permanecer na minha faixa, o volante não é suave, um solavanco acontece e me força a ir longe demais, então preciso reajustar o centro e um solavanco acontece na outra direção. Depois de alguns ajustes, o carro está bom até que eu precise corrigir a direção para permanecer na faixa. Levei meu carro ao revendedor e o revendedor disse que a caixa de direção precisa ser substituída. Isso não está relacionado ao último recall para a engrenagem sem-fim da direção 652A. Eu me pergunto se esse problema foi criado ao usar o modo off-road em neve forte por alguns dias. Não tenho certeza, mas agora a neve acabou e não há necessidade do modo off-road, mas logo após usar esse modo o problema começou. O revendedor Mazda tem peças sob encomenda. Mais alguém está enfrentando esse problema?

#2 ·
Meu CX90 Turbo S PP com 7000 milhas tem problemas de direção semelhantes e tem piorado desde novembro. Primeiro notei que o centralizador de faixa não estava funcionando tão bem quanto antes, depois a sensação de direção irregular/pegajosa ocorria aleatoriamente e piorava com o tempo. Estava com dificuldades para permanecer na minha faixa na rodovia hoje. Entrei em contato com o gerente de serviço da Mazda novamente, perguntando sobre o recall da direção e ele continuou me dizendo que ainda não está disponível para os consumidores. Eu esperava que o recall da direção resolvesse o problema, mas não tenho tanta certeza agora, depois de ouvir você dizer que o seu não está relacionado ao recall da direção. Levarei meu carro ao serviço da Mazda pela manhã para ver o que eles dizem.

#3 ·
Levei meu carro esta manhã e finalmente consegui convencer o gerente de serviço da concessionária Mazda de que meu problema de direção é sério. Eles conseguiram autorização da Mazda para prosseguir e realizar o recall 6524A. A direção agora voltou ao normal e espero que não seja apenas uma solução temporária com este "Kit de mola Peça nº K1Y0-32FX-8A" instalado.

#4 ·
Levei meu carro esta manhã e finalmente consegui convencer o gerente de serviço da concessionária Mazda de que meu problema de direção é sério. Eles conseguiram obter autorização da Mazda para prosseguir e realizar o recall 6524A. A direção agora voltou ao normal e espero que não seja apenas uma solução temporária com este "Kit de mola Peça nº K1Y0-32FX-8A" instalado.
Obrigado pela atualização. Vou ligar para meu revendedor pela manhã para ver se eles têm este novo Kit de mola. Só estou me perguntando. Quanto tempo demorou para realmente instalar isso? Moro a pouco mais de 35 milhas do meu revendedor, então preciso saber se posso esperar que o reparo seja feito em 2 ou 3 horas ou preciso de um carro emprestado como fiz quando eles recentemente fizeram meus upgrades SSPD 2 e 4 e verificaram alguns outros problemas que precisavam de atenção onde precisavam durante a noite.

#6 ·
O ESFORÇO DE DIREÇÃO NUM MODELO TURBO BASE DEVE SER SIGNIFICATIVAMENTE MAIS LEVE DO QUE NUM PHEV?

O meu PHEV Premium Plus está atualmente na oficina para ver se conseguem resolver o problema com o controlo de velocidade a abrandar para veículos fantasmas. Deram-me um CX-90 Turbo Preferred Plus base como carro de substituição.

Entrei no veículo e estava a sair do parque de estacionamento quando parei de repente, virei-me e voltei para o departamento de serviço.

O esforço de direção era incrivelmente leve!!! Era muito mais leve do que no meu CX90 PHEV, pedi-lhes para verificar a minha direção porque, em comparação com o meu PHEV, a direção no Turbo base era como conduzir um veículo diferente.

Perguntei sobre a reparação da direção e disseram-me que ainda não está disponível e que devo esperar por uma carta de recall.

Agora, todos sabemos que uma das “queixas” sobre o CX90 é o esforço de direção pesado. Eu até gosto, especialmente em alta velocidade na autoestrada. O Turbo base ainda parecia estável e controlado na autoestrada também, mas mais leve a velocidades de estacionamento.

Isto é normal? A minha direção PHEV deve ser muito mais pesada? Isto é resultado do veículo mais pesado OU é um possível sinal de que preciso da correção da direção?

#10 ·
O ESFORÇO DE DIREÇÃO EM UM MODELO TURBO BASE DEVE SER SIGNIFICATIVAMENTE MAIS LEVE DO QUE UM PHEV?

Meu PHEV Premium Plus está atualmente na concessionária tentando ver se eles podem corrigir o problema com o controle de cruzeiro diminuindo a velocidade para veículos fantasmas. Eles me deram um CX-90 Turbo base Preferred Plus como carro emprestado.

Entrei no veículo e estava saindo do estacionamento quando parei de repente, dei a volta e voltei para o departamento de serviço.

O esforço de direção era incrivelmente leve!!! Era muito mais leve do que no meu CX90 PHEV, então pedi que verificassem minha direção porque, em comparação com meu PHEV, a direção no Turbo base era como dirigir um veículo diferente.

Perguntei sobre o reparo da direção e eles me disseram que ainda não está disponível e que eu deveria esperar uma carta de recall.

Agora, todos nós sabemos que uma das “reclamações” sobre o CX90 é o esforço de direção pesado. Eu realmente gosto, especialmente em alta velocidade na rodovia. O Turbo base ainda parecia estável e controlado na rodovia também, mas mais leve em velocidades de estacionamento.

Isso é normal? Minha direção PHEV deveria ser muito mais pesada? Isso é resultado do veículo mais pesado OU é um possível sinal de que preciso do reparo da direção?
IMO, não importa se a direção é pesada ou leve, desde que seja suave e precisa. Mas é realmente anormal que a direção pareça muito diferente dentro do mesmo modelo.
Tive um VW Bora há muito tempo, que tinha direção hidráulica. Acho que essa é a fonte de eu amar a direção pesada.

#11 ·
Acabei de passar das 9000 milhas no meu CX90 SPP. A direção na última semana desenvolveu um movimento irregular. Ao dirigir e manter minha faixa, usando pequenas correções para permanecer na minha faixa, o volante não é suave, um solavanco acontece e me força a ir longe demais, então preciso reajustar o centro e um solavanco acontece na outra direção. Depois de alguns ajustes, o carro está bom até que eu precise corrigir a direção para permanecer na faixa. Levei meu carro ao revendedor e o revendedor disse que a caixa de direção precisa ser substituída. Isso não está relacionado ao último recall para a engrenagem sem-fim da direção 652A. Eu me pergunto se esse problema foi criado ao usar o modo off-road na neve pesada por alguns dias. Não tenho certeza, mas agora a neve acabou e não há necessidade do modo off-road, mas logo após usar esse modo o problema começou. O revendedor Mazda tem peças sob encomenda. Mais alguém está enfrentando esse problema?
Provavelmente não está relacionado ao modo off-road, eu tive o mesmo problema de direção que você.
O meu é CX90 PP, pneus 275 R21. Eu descobri esse problema depois de dirigir algumas centenas de milhas, como você disse, é difícil permanecer no centro da faixa. Quando tenho que manter um ângulo em uma curva, posso sentir que o volante está lutando para voltar. Quando o veículo está estacionado, eu giro para a esquerda/direita o máximo possível, o volante também luta para voltar. Eu até tive um trauma toda vez que dirigi.
Eu consegui um CX90 emprestado porque entreguei meu carro para substituição da bateria, e senti uma diferença instantânea quando dirigi o carro emprestado para casa. A direção era a mesma pesada, mas muito mais suave e precisa.

#12 ·
Fiz o recall por volta de 6.000 milhas, pois notei que o volante estava exigindo um esforço extra após curvas em velocidades mais altas. Agora, com 9.900, o volante/engrenagem está engatando novamente! Terei que levantar isso na correção do recall para algo relacionado ao gatilho de emissão de freio.

#13 ·
Eu tive o mesmo volante irregular/irregular. Levei 3 visitas à concessionária para reconhecer o problema. Eles substituíram a coluna de direção sob garantia. Isso levou uma semana. Dedos cruzados para o futuro.

Estou seriamente considerando obter MAP (garantia estendida) antes dos 36 meses.

2024 Mazda Base MHEV GS-L Trim (Canadá)
Comprado em julho de 2023
42.000 km